quarta-feira, 11 de abril de 2012

Auto-estima


Para gostar de si é preciso partir em busca do próprio eu por meio do diálogo consigo mesmo.
Dialogar consigo mesmo ajuda a descobrir as características peculiares da personalidade, contribui para identificar os elementos indispensáveis que permitem estruturar a vida, colabora na identificação da matéria-prima com que se desenvolvem o caráter e a personalidade e motiva a encontrar métodos que levam ao auto-conhecimento.

Dialogar consigo mesmo é tentar definir o grau de emotividade, de atividade, de resposta aos estímulos.  É rever emoções, desejos, ilusões e preferências. 
É encontrar consigo mesmo no mais íntimo de seu ser para se assumir com ternura, clemência, estima e muito amor.

Quando a pessoa começa a acreditar em suas capacidades em seu poder de de tornar a vida uma experiência maravilhosa, cheia de realizações começa a gostar de si mesma: gosta de ser homem ou de ser mulher; gosta do seu corpo, de sua cor, agrada-lhe fazer parte de uma sociedade que tem necessidades e desejos de evoluir; gosta de sentir-se útil e valorizada, contribuindo, servindo e cooperando.

Acreditar em si mesmo permite que a gente descubra que é cidadão do universo, que não pertence só a si, à sua família, a seu grupo ou à sua cidade onde vive, pois tudo o que faz ou diz vai além do que consegue ver com seus olhos; assim, ela valoriza sua liberdade e responsabilidade.

Tem um conceito positivo de si mesmo é aceitar-se como pessoa, é Ter auto-estima, é ver-se como portador de uma boa imagem, é considerar-se membro importante da família humana... é Ter auto-estima.

E ter auto-estima é não se afastar-se de si mesmo e viver em comunhão consigo, com vontade de melhorar a cada dia, mudando o que achar necessário para sua própria identidade e sua auto-realização.

2 comentários:

  1. Ufaaa... só agora achei teu blog amiga!
    Obrigada pela visitinha e pelas palavras carinhosas!
    Já estou te seguindo tbm, adorei seu cantinho!
    Um ótimo final de semana para vc!
    Bjinhus
    Josi

    ResponderExcluir
  2. olá!
    vou ter que por placas indicativas então. kkkkk
    que bom que veio me visitar pessoinha, volte sempre que quiser ou puder. Depois que descobri teu blog tenho passado semanalmente para ver novidades.
    abraços e um excelente findi prá ti também.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...